musicolirio.blogspot.com

Mtv não exibe mais clipes... e isso não faz diferença.

Uns dias atrás saiu a notícia de que no próximo ano a mtv deixará de exibir clipes e desde então eu tô vendo lamentações e chororô em um monte de lugares. é um absurdo... é o fim... eles estão acabando de vez com o que eles tinham de melhor.... eu não acho. Acredito que a decisão da Mtv foi uma questão de sobrevivência. Nós não precisamos mais de uma emissora que tenha como função primordial exibir conteúdo produzido por outras pessoas pelo fato de que para simplesmente distribuir conteúdo já está comprovado que a internet basta. As pessoas não tem mais paciência de esperar quinze clipes ruins ou que elas não querem ver, três vinhetas e doze comerciais para ver 4 minutos de música que agrade, elas não têm mais paciência porque o youtube ou o myspace carregam o clipe que elas querem ver na hora que elas querem ver rapidinho.
A Mtv quer se posicionar como uma produtora de conteúdo exclusivo porque é o que ela pode oferecer de maneira rentável. Se a procura por videoclipes se diluiu assustadoramente por causa da forma como as pessoas buscam conteúdo atualmente, fugindo das listas de hits e correndo atrás de conteúdo mais personalizado, dos novos meios de distribuição que facilitaram esse comportamento, e da má qualidade com que eram exibidos na televisão o ideal é partir para um campo em que a emissora consiga se manter por um período longo.
Pensando bem, a programação tende a melhorar muito. Todo mundo que reclamava do fim do Lado B, do fim do Fúria, dizia que não tinha mais nenhum apresentador (vj é um termo estúpido para o que designam na mtv) que realmente soubesse o que estava dizendo sobre música na tela da tv. Eis o lado bom: se não se fala mais de música, erra-se menos, desagrada-se menos e pensando bem positivamente, mas bem positivamente mesmo, pode ser que os novos programas não sejam do naipe de beija-sapo, chapa-coco e outros. Talvez focando todo o pensamento em produzir coisas legais ao invés de pensar em maneiras bobocas de exibir a produção alheia pode ser que surjam coisas mais interessantes.
O único pesar que eu tenho é quando eu penso que muita gente que tinha acesso aos videoclipes apenas pela Mtv via VHF, não tem computador e quando escuta falar em banda larga pensa se tratar de "mulher de nádegas fornidas" vai ficar sem a possibilidade de entrar em contato com algumas poucas músicas realmente honestas que ainda tinham um pequeno espaço na programação. Fora isso, gosto de pensar que vai ser melhor assim.

Enfim, tudo isso foi pra recomendar, para aqueles que vão sentir muita saudade do "clipe aleatório a qualquer hora do dia", o PUMPTV, uma espécie de canal online onde videoclipes dos mais variados ficam passando 24/7, uma espécie de LAB eterno.

2 Commentários:

At quarta-feira, 27 dezembro, 2006, Anonymous Anônimo diz...

Show a pump tá de parabens :D

 
At quarta-feira, 27 dezembro, 2006, Anonymous Anônimo diz...

Esse pessoal da Footsteps vai longe...

 

Postar um comentário

<< Home